×

GREVE GERAL COLÔMBIA | Diante de forte jornada de greve geral na Colômbia, Duque convoca a uma armadilha de diálogo

Enquanto as manifestações continuam como uma nova greve e mobilização nacional hoje, o presidente reacionário Iván Duque busca negociar com setores da oposição.

quarta-feira 5 de maio de 2021 | Edição do dia

SE INFORME PELA ESQUERDA: Acompanhe a jornada de greve nacional contra Duque na Colômbia

A Colômbia vive sete dias de rebelião contra o governo de Iván Duque. A repressão violenta contra os protestos que deixaram pelo menos 31 pessoas mortas pela polícia e centenas de detidos não conseguiu conter a ira contra o executivo.

O anúncio da retirada da reforma tributária, no último domingo, que havia desencadeado o apelo ao desemprego e às mobilizações desde 28 de abril, não foi suficiente para acalmar o descontentamento.

Nesta terça-feira, os protestos continuaram por todo o país, sendo a cidade de Cali um dos epicentros da resistência à repressão. As mobilizações em Bogotá e nas principais cidades mostram que a rebelião continua e é uma prévia das manifestações e greves convocadas pela CUT, CGT, CTC e Fecode, o Comissão Nacional de Desemprego, pressionadas pela persistência dos protestos em todo o país.

Neste contexto de crise que atravessa o Governo, foi que o Presidente Iván Duque anunciou terça-feira a criação de uma mesa de diálogo nacional que incluiria os setores e atores de oposição no país com o objetivo de encontrar soluções para o descontentamento.

Com cinismo, o presidente garantiu que “quero anunciar que vamos instalar um espaço para ouvir os cidadãos e construir soluções em que as diferenças ideológicas não devem mediar, mas sim o nosso patriotismo mais profundo”.

Nesse mesmo discurso, garantiu que “vimos alguns desajustados apegados ao vandalismo, terrorismo e violência. Com a sua violência tentaram sujar as cidades, deixar milhares de pessoas sem trabalho, destruir o sistema de transportes e ameaçar a saúde e a vida ”, repetindo o argumento usado pelo governo para justificar sua própria repressão.

No mesmo sentido, o ministro da Defesa, Diego Molano, havia se pronunciado impunemente, assegurando que “a Colômbia enfrenta a ameaça terrorista de organizações criminosas, que se disfarçam de vândalos, assediam cidades como Cali, Bogotá, Medellín, Pereira, Manizales e Pasto" para justificar a repressão, os assassinatos e a ordem do Exército para intervir contra os protestos.

O apelo do governo colombiano ao "diálogo" está alinhado com as ordens dos Estados Unidos. A vice-porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Jalina Porter, pediu às autoridades de segurança colombianas que mostrem "a maior contenção possível" diante dos protestos e indicou que Washington "apoia" o Governo da Colômbia em sua busca por resolver a situação através do "diálogo".
Até o momento não está claro como uma mesa de diálogo avançaria ou com quais setores. De setores do Centro Democrático, partido do ex-presidente Álvaro Uribe, foram além e lançaram a proposta de que o presidente Duque se reunisse com o líder da Colômbia Humana, Gustavo Petro, e todos os opositores.

O centro-esquerdista Gustavo Petro, um dos líderes da oposição, falou sobre o chamado ao diálogo, garantindo que por enquanto não aceitaria tal convite. Mas ele indicou que o governo está em um momento de extrema fragilidade, pressionado pela direita ligada a Uribe, e que deve convocar as organizações sociais a uma mesa para tratar de suas reivindicações.

Ao mesmo tempo, em mensagem em suas redes sociais, indicou que é necessário que o sindicato e as lideranças sociais que integram o Comitê Nacional de Desemprego reformulem os protestos para evitar manifestações de massa, inclusive convocando uma greve geral sem mobilizações.

A mensagem de Preto visa desmobilizar a rebelião nas ruas e buscar a alternativa de uma mesa de negociações onde lideranças sindicais e organizações sociais pactuam uma solução com o governo.

Mas até agora os protestos continuam marcando o pulso do país. Diante disso, alguns setores do Centro Democrático de direita pediram que fosse declarada o estado de emergência que pode ser declarado pelo Presidente, quando houver graves perturbações da ordem pública que ameacem eminentemente a estabilidade institucional. A consequência imediata seria possibilitar ao Presidente da República a edição de decretos com força de lei, que suspendesse imediatamente a vigência de todas as normas constitucionais incompatíveis com elas.

Esta quarta-feira, estamos presenciando um grande dia de protestos. Os apelos dos comitês departamentais, bem como de diferentes organizações para continuar a luta, tornam urgente a preparação de uma verdadeira greve geral, paralisando toda a produção e serviços como o transporte, até que todo o plano de Duque e seu governo sejam derrotados.

Leia mais: A rebelião na Colômbia exige uma verdadeira greve geral para derrubar Duque

Esta luta deve incluir reivindicações de punição de todos os responsáveis ​​pela repressão, tanto as forças repressivas quanto os líderes políticos. Junto a isso, a reivindicação pelo fim dos acordos com os Estados Unidos que militarizaram o país com a desculpa do combate ao narcotráfico e a dissolução da polícia, principal instrumento de repressão e apoio aos negócios do "narco-estado".

Saiba mais: A explosão da luta de classes na Colômbia é um alerta a Bolsonaro e à direita regional




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias