×

ELEIÇÕES ARGENTINA | Derrotamos a tentativa de fraude: FIT é a primeira força em Ledesma, Jujuy

Com a abertura e recontagem de duas urnas que estavam em questão, o resultado favoreceu a esquerda. Trata-se de um triunfo logo após enorme mobilização que aconteceu na tarde desta segunda-feira. A esquerda é a primeira força no local e conquista dois vereadores.

terça-feira 31 de outubro de 2017 | Edição do dia

A província de Jujuy continua mostrando a enorme importância da eleição histórica conquistada pela Frente de Esquerda encabeçada por Alejandro Vilca, que alcançou 18,3% dos votos a nível provincial. Com este resultado o espaço conquistou quatro deputados provinciais e cinco vereadores para fortalecer as lutas do povo trabalhador.

Na manhã desta terça-feira se conseguiu derrotar a fraude que haviam tentado realizar contra esta força em Libertador General San Martín, Ledesma, com a qual buscavam tirar da FIT (Frente de Esquerda, na sigla em espanhol) o primeiro lugar nesta localidade e um dos vereadores conquistados. Finalmente, com 19,13% dos votos, a FIT ficou como primeira força local.

No feudo dos Blaquier do radicalismo, com o aval da Justiça Eleitoral, havia montado uma fraude para impedir que o triunfo da Frente de Esquerda fosse reconhecido. Nas eleições de 22 de outubro, a lista deste espaço havia se transformado na primeira força. Com este resultado, a FIT obtinha dois mandatos no Conselho Deliberante desta localidade.

A reação à tentativa de fraude foi o que conseguiu derrotá-lo. Em primeiro lugar, pela firme determinação dos apoderados da FIT que exigiram a abertura das urnas para recontagem dos votos. Em segundo lugar, com a enorme mobilização que aconteceu nessa localidade da tarde/noite desta segunda-feira. Pelas ruas da cidade, uma mobilização que chegou a milhares de pessoas que foi crescendo durante seu trajeto. O aviso de que se abririam as urnas chegou durante a mobilização.

Mais cedo que ontem e mostrando que a FIT estava disposta a nacionalizar a denúncia contra a tentativa de fraude, Nicolás del Caño se fez presente em Jujuy. Na coletiva de imprensa junto às referências da província como Alejandro Vilca, Natalia Morales e Miguel López, foi denunciada a manobra com a qual pretendiam prejudicar o espaço da esquerda.

Na audiência realizada na manhã de hoje, quando se apuraram novamente as urnas das mesas 1270 e 1379, os resultados voltaram a confirmar que a FIT era a força vencedora. Em uma dessas mesas estavam registrados 0 (zero) votos para a esquerda. Contudo, a abertura da urna mostrou o contrário. Com o novo resultado esta força para a ser a primeira força na eleição do último 22 de outubro e elege dois vereadores.

As principais figuras nacionas da FIT festejaram este importante feito nas redes sociais, que mostra o crescimento desta força em todo o país e a grande eleição em Jujuy em particular.

Traduzido de LID por Marie Castañeda.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias