×

CORTE NAS FEDERAIS | DCE da UFF restringe comunidade acadêmica de participar de assembleia virtual

Perto da mobilização dos cortes contra as federais e há um dia do ato por justiça às vítimas do Jacarezinho, o Diretório Central do Estudantes, dirigido pela UNE, chamou uma assembleia para toda a comunidade acadêmica porém, com o limite de participantes, o que num universo de mais de 70.000 impede a participação necessária para promover uma mobilização das bases a altura do ataque.

Calvin de OliveiraEstudante de Geografia da UFF - Niterói

sexta-feira 14 de maio de 2021 | Edição do dia

O Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz, dirigido pela UNE, chamou no dia 12/05 em sua página do Instagram para a realização de uma "Assembleia do DCE" para hoje (14/05) às 10h contra os cortes nas federais. A assembleia contará com o Reitor, o presidente da UNE e a coordenadora geral do SINTUFF, além da APG e ADUFF. A inscrição para participação no formulário se esgotou rapidamente, já que a entidade optou justamente por um aplicativo de teleconferência (Zoom) cujo limite é restrito, sendo assim, poderia ser garantido em outra plataforma em que todos os alunos que quisessem, pudessem participar. Tendo a universidade uma comunidade acadêmica de mais de 70 mil pessoas, a escolha é antidemocrática tirando a possibilidade dos demais 69 mil participarem de uma assembleia tão importante que tem como objetivo organizar a luta e resistência do corpo estudantil aos brutais ataques que estão sendo deferidos por Bolsonaro, o Congresso Nacional e o Senado para acabar com as condições de existência das universidades públicas federais e agradar o Centrão.

Justamente neste momento em que o governo Bolsonaro corta do MEC verbas que podem inviabilizar o funcionamento e a manutenção de diversas universidades federais pelo país, as entidades precisam garantir todos os meios para que a luta tenha condições de se massificar, começando pela construção desde as bases estudantis e garantindo estrutura digital adequada para que a totalidade do corpo estudantil possa participar ativamente, opinar e fazer propostas.

No último ano foram escolhidas medidas midiáticas combinadas com o apoio da implementação do EAD ou ERE que excluiu os estudantes e dias de luta midiáticos que não foram construídos pela base. Esse novo ataque comprova que a política levada adiante pela majoritária da UNE, composta pela PCdoB, PT e Levante Popular da Juventude não consegue defender nem mesmo as universidades e que está à serviço da espera por 2022 e de criar a ilusão do impeachment de Bolsonaro, que ninguem tem interesse de levar a frente até o final para além de desgastar o presidente.

A escolha da plataforma, assim como o prazo e a qualidade da convocação para a assembleia devem estar a serviço dessa vital necessidade e não o contrário. Sabemos que a UFF tem infraestrutura capaz de garantir uma assembleia com maior participação do corpo estudantil e isso tem que ser exigido imediatamente da reitoria por parte do DCE para que possa garantir a democracia necessária para fortalecer a luta dos estudantes contra os ataques do governo Bolsonaro e seus aliados. Dessa forma também vemos que o DCE não está totalmente a serviço da luta dos estudantes, não organizando assembleias de base de cada curso tirando delegados que poderiam representar muito melhor os mais de 30 mil estudantes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias