×

Eleições Portugal | Costa consegue maioria absoluta em Portugal frente ao colapso do Bloco de Esquerda e do PCP

As eleições portuguesas fortalecem o governo social liberal de Costa. Derrota esmagadora de seus ex-parceiros de esquerda, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista de Portugal. A extrema direita cresce.

terça-feira 1º de fevereiro de 2022 | Edição do dia

O Partido Socialista (PS) do social liberal António Costa, no poder desde 2015, obteve maioria absoluta nas eleições legislativas portuguesas realizadas este domingo. O PS conquistou 117 dos 230 lugares no arco parlamentar (mais 9 do que em 2019), o que representa 41,68% dos votos. Desta forma, António Costa revalidou o seu mandato por mais quatro anos e com maioria absoluta.

O outro fato marcante do dia é o crescimento da extrema direita. O partido Chega!, fundado em 2019, consolida-se como a terceira força política em Portugal ao obter 7,15% dos votos e obter 12 deputados. A ascensão desta força com um discurso xenófobo e de extrema-direita é paralela ao colapso das forças da esquerda neo-reformista, como o Bloco e o PCP, que perderam enorme peso eleitoral como resultado de anos de apoio sustentado ao liberalismo governo social do Litoral.

O jornal português "Público" manchete com a frase "A maioria da surpresa absoluta", já que, mesmo António Costa, primeiro-ministro desde 2015, tinha descartado essa possibilidade nos últimos dias antes de algumas sondagens que deram um empate técnico entre o PS e os conservadores do PSD liderados por Rui Rio. Em maiúsculas, o "Diário de Notícias" (DN) resume a sua manchete de primeira página com a palavra absoluto e uma foto de Costa comemorando a vitória com o braço levantado. Por seu lado, o semanário "Expresso" explica que os 117 deputados obtidos pelo PS (faltam 4 lugares por distribuir, contados os votos estrangeiros) elevam a formação Costa à categoria de "quarto melhor Partido Socialista" da história do Portugal. É a segunda vez que o PS consegue maioria absoluta nas eleições legislativas.

O mais notório é que enquanto o PS comemora a vitória, seus ex-parceiros do governo de “esquerda” estão afundados. O Bloco de Esquerda cai de 19 deputados para 5 cadeiras, enquanto o Partido Comunista passa de 10 para 6.

Em 2015, o Bloco e o PCP chegaram a um acordo com Costa que permitiu ao Partido Socialista (PS) governar em minoria, apesar de não ter vencido as eleições. Esse acordo ficou conhecido como o “Geringonça”. O apoio “de fora” da esquerda reformista foi fundamental para que Costa alcançasse dois mandatos consecutivos à frente do governo.

As eleições antecipadas de 30 de janeiro foram convocadas no final de 2021 após a ruptura do bloco de esquerda na votação dos orçamentos gerais. Durante a campanha, Costa escolheu chamar voto para conseguir a maioria absoluta para o Partido Socialista. Agora ele poderá governar sem precisar do apoio de seus ex-associados de esquerda.

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, declarou após o dia das eleições, o resultado é "ruim" para o seu partido e culpou o primeiro-ministro por "criar uma crise artificial para conseguir uma maioria absoluta". "O voto útil penalizou os partidos de esquerda", acrescentou.

A realidade é que o que "penalizou" os partidos da esquerda reformista portuguesa foi o seu apoio por dois mandatos consecutivos ao governo Costa. Um governo que aplicou reformas antioperárias, que militarizou as greves operárias e resgatou os bancos. Agora, diante da perspectiva de recuperação econômica pós-pandemia, os eleitores de centro-esquerda optaram por apoiar o governo e não aqueles que fizeram a trupe por tantos anos.

Em contrapartida, a extrema direita do Chega! Cresceu e tornou-se a terceira força. Como você explica essa mudança no cenário eleitoral? Durante todos estes anos, as forças da esquerda institucional como o Bloco e o PCP apoiaram o governo Costa. Um governo que aplicou os planos neoliberais, militarizou as greves operárias e beneficiou os grandes bancos. O crescente descontentamento social com seu governo tem sido canalizado pela extrema direita, de forma reacionária. Este foi o resultado da subordinação das forças da esquerda neo-reformista ao governo social liberal.

A experiência de Portugal é um espelho onde também se pode olhar para o neo-reformismo espanhol. Os últimos dados eleitorais indicam um declínio persistente no Unidas Podemos enquanto, do lado da extrema direita, o VOX vem crescendo. A política de alianças com os sociais liberais para "deter a direita", como propunham todos os neo-reformistas, deu origem a nada mais nada menos que o crescimento dessas forças reacionárias. Uma lição fundamental para toda a esquerda em todo o mundo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias