×

JERUSALÉM TRUMP | Coréia do Norte chama Trump de ’senil’ pela decisão sobre Jerusalém

sábado 9 de dezembro de 2017 | Edição do dia

Após a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, a Coreia do Norte voltou a chamá-lo de "senil". Em comunicado divulgado neste sábado pela imprensa estatal, Pyongyang classificou a decisão como um "ato malvado". Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, passaram os últimos meses trocando ameaças e insultos por causa do programa nuclear norte-coreano.

Desta vez, Pyongyang se uniu à comunidade internacional, que criticou a decisão de Washington, destaca a AFP.

No comunicado, a Coreia do Norte "condena veementemente" a decisão de Trump sobre Jerusalém e expressa "o seu forte apoio e solidariedade aos palestinos e aos povos árabes que estão lutando por seus direitos legítimos". "Considerando o fato de que o doente mental senil pediu abertamente na ONU a destruição de um Estado soberano, este ato não é surpreendente", diz o comunicado publicado na agência estatal KCNA, citando um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

Na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Trump ameaçou "destruir totalmente a Coreia do Norte" se os EUA fossem forçados a se defender ou a defender aliados de ataques norte-coreanos.

Neste sábado, o Ministro de Estado para Assuntos Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargash, também censurou a decisão americana. Segundo o chanceler, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel vai alimentar o extremismo islâmico. "Essas questões são um presente para o radicalismo", disse Gargash, em conferência no Bahrein.

Com informações da AFP




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias