×

Com foco na CPI dos atos golpistas, reformas e privatizações seguem intocadas

Enquanto o país acompanha a delação de Walter Delgatti, que escancara todo o golpismo da direita e o envolvimento profundo dos militares nisso, o regime político, como judiciário e o próprio governo Lula-Alckmin, estão de acordo com a extrema direita no que diz respeito à manutenção das reformas que destruíram os direitos da classe trabalhadora. É preciso derrotar essa herança bolsonarista com a nossa luta.

sexta-feira 18 de agosto de 2023 | Edição do dia

Nessa quinta (17), aconteceu a delação premiada de Walter Delgatti, hacker que teria sido procurado por Carla Zambelli para tentar provar que as urnas eletrônicas são fraudáveis. Nela, assim como ao longo da CPI do 8J, está sendo escancarado o golpismo da extrema direita e o profundo envolvimento entre ela e os militares para atingir esse objetivo.

Em depoimento à CPMI dos atos bolsonaristas do 8 de janeiro, o hacker afirmou que Bolsonaro se reuniu com ele no Palácio da Alvorada para propor uma tentativa de fraude às urnas eletrônicas e cometer outros crimes, com indulto garantido caso fosse pego. Ele também diz ter se reunido com generais e com o então ministro da defesa Paulo Sérgio Nogueira. Toda essa busca por fraudar a eleição teve como objetivo seguir seu projeto de país de extrema precarização do trabalho, precarização dos serviços públicos e autoritarismo, marcado por racismo, machismo e lgbtfobia, com o qual massacraram a classe trabalhadora e o pobre do Brasil.

Apesar de toda a euforia e comemorações que a CPI gerou, é preciso lembrar que as forças do regime político que agora estão caçando o bolsonarismo são as mesmas que o ergueram e foram parte do golpe de 2016, avalizando todos os ataques impostos pela extrema direita.

O judiciário debilita a extrema direita com o objetivo de estabilização do regime político, no qual o governo Lula-Alckmin está de acordo. Por isso não revoga nenhuma das reformas que atacaram os direitos dos trabalhadores. Esses ataques, assim como as privatizações, se encontram intactas e sem perspectiva de serem revertidas. Para além disso, ainda prepara novos ataques como o Arcabouço Fiscal, que deve voltar à pauta na próxima semana, após Lula distribuir ministérios a setores do centrão para ampliar sua base parlamentar.

Esses ataques só poderão ser derrotados com a luta organizada da classe trabalhadora e dos setores oprimidos, se organizando em cada local de trabalho e estudo. Só assim poderemos defender os nossos direitos, e varrer toda a herança dessa extrema direita, enfrentando todos os atores do regime político.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias