×

Solidariedade internacional | Carnaval da Grande BH é marcado por solidariedade ao povo palestino

O carnaval de 2024 em Belo Horizonte foi marcado pela forte presença de manifestações simbólicas em apoio à Palestina e contra o massacre que vem sendo orquestrado por Israel. Pelos adesivos, bandeiras e adereços carnavalescos, as cores verde, preto, vermelho e branco foram vistas nos mais diversos cantos da cidade.

segunda-feira 19 de fevereiro | Edição do dia

Imagem da capa: Alessandro Araújo

A adesão dos blocos belo horizontinos ao chamado do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, lançando um manifesto por um “Carnaval Solidário e da Resistência – Palestina livre”, demonstra o caráter também politico do carnaval de rua de Belo Horizonte. Nascido da ocupação da cidade por diversos coletivos populares, culturais, do samba e da cultura negra, o carnaval de BH também é luta e resistência. Mas o que vimos também foi um dos carnavais com mais policiamento, repressão, truculências e arbitrariedades da polícia do governo de BH e de Minas, sobretudo contra a juventude negra e periférica.

Mesmo assim, os blocos de carnaval e seus trabalhadores da arte e da cultura da cidade e sua solidariedade ao povo palestino mostram o caminho. É preciso exigir de cada sindicato e entidade estudantil que pensem como massificar e impulsionar ao máximo as demonstrações de solidariedade em cada local de trabalho e estudo. Assim como o movimento de mulheres, que diante do 8M que se aproxima, precisa impulsionar uma forte campanha de solidariedade em defesa do povo palestino, de maneira independente dos patrões e governos, exigindo o rompimento do governo Lula-Alckmin, que nega residência humanitária a refugiados palestinos, com o Estado colonialista e racista de Israel e o fim de todas as relações diplomáticas, comerciais e militares entre ambos.

A confiança deve ser depositada na luta dos trabalhadores internacionalmente, impedindo a escalada do conflito e a continuação do genocídio promovido por Israel. Por uma Palestina livre, operária e socialista!

Veja as manifestações de apoio à Palestina no carnaval da Grande BH:

Bandeirão da Palestina é estendido sobre Bloco Volta Belchior

Bandeirão da Palestina é estendido sobre bateria do bloco Pena de Pavão de Krishna

Folião expressa sua solidariedade à Palestina no bloco Manjericão. Foto: Adriana.

Bloco Toca Raul - Agremiação Psicodélica faz bandeira pela Palestina

Bandeirão da Palestina em meio a bloco Então Brilha na Av. Andradas fura bloqueio midiático

Bloco Orisamba

Bloco Mineira System

Bloco Pescoção




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias