×

CONVITE-PALESTRA: A invenção da família e a origem histórica da opressão à mulher

A família monogâmica compulsória e a opressão da mulher não são fenômenos que existiram sempre. No dia 12/2, sexta-feira, às 16h, faremos uma live seguida de debate, e tomaremos tais questões como ponto de partida. Contaremos com a presença do Prof. Dr. Gilson Dantas da UnB como palestrante e mediação de Luiza Eineck, estudante da UnB e de gênero e marxismo.

quarta-feira 3 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Nosso foco – em uma viagem histórico-antropológica – será em torno de perguntas do tipo: Por que surgiu a [moderna] família monogâmica compulsória? Por que surgiu a opressão contra a mulher? Por que razões históricas a mulher sofreu essa derrota histórica? O que Freud, W. Reich e F. Engels nos dizem sobre isso? Por que tais questões são importantes para a compreensão atual sobre a opressão da mulher?

Como bibliografia básica indicamos a leitura dos seguintes textos:
• ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado - Prefácio à primeira edição - 1884. Disponível no link.
• _____. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado - Prefácio à quarta edição - 1891. Disponível no link.
• LIMA, Tatiane. A origem da opressão às mulheres. Disponível aqui.

Para se inscrever basta preencher o formulário abaixo ou responder este e-mail para enviarmos o link na data da atividade.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfen43tICSf4k2dXA-phyfTMrNFI-0Y1M8QBa8GjwaUVmY_g/viewform

Até la!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias