×

REFORMA DA PREVIDÊNCIA | Argentina: crônica de uma quinta-feira de vertigem e crise política

Um congresso militarizado e uma sessão escandalosa. Um golpe do governo pela oposição e as tensões internas. A esquerda, um ator de peso no local e nas ruas.

sexta-feira 15 de dezembro de 2017 | Edição do dia

A legitimidade política do governo nacional recebeu ontem um golpe de grandeza. O escândalo que significou uma sessão em um Congresso militarizado, acrescentou a derrota política para levantar a sessão. Mais tarde, o recuo compulsório na decisão de assinar uma DNU seria adicionado para impor a regra por decreto.

A crise política aberta desnuda os contornos reais do poder macrista. Seu caráter como minoria parlamentar foi imposto pelo cenário de um quórum quase milagroso. Sua coalizão governamental foi levada ao fogo por dentro. A legitimidade eleitoral alcançada - há apenas dois meses - foi questionada pela antipopularidade da reforma.

Foi Elisa Carrió quem ditou a sentença de morte à escandalosa sessão parlamentar. Ela também foi a única que condenou o fracasso na DNU que não foi. O "mérito" da deputada chaqueña foi ter lido corretamente o equilíbrio das forças políticas e sociais e ver como ele se rompeu sob a ofensiva oficial.

A derrota política que significou que o levantamento da sessão tentou ser compensado, durante a tarde, com uma repressão construída com base na escala de interesse da mídia. Uma espécie de "batalha mini-cultural" com caça, espancamento, gás e prisões, para mostrar "incidentes".

Atrás das cercas

Na manhã de quinta-feira, o Congresso estava completamente vedado. A impressionante operação repressiva, com milhares de tropas das forças federais, lembrou outro dezembro. O de 2001.

O passeio pelas ruas ao redor do Congresso envolveu uma longa jornada para quem tentasse - e pudesse - entrar no Congresso. Os gendarmes (polícia argentina) acumulados em quantidades industriais foram combinados com longas filas de veículos de transporte e repressão. A "violência" de que Carrió falou teve as cores do partido no poder e da Gendarmeria.

Pouco antes das 10 horas, a primeira coluna de manifestantes chegou ao Congresso. Eles eram os trabalhadores agrupados no Movimento de Agrupações Classistas (MAC), onde convergem militantes do PTS e trabalhadores independentes. Havia também algumas das principais referências da Frente de Esquerda como Nicolás del Caño, Claudio Dellecarbonara e Myriam Bregman.

Eles foram "recebidos" por uma enorme operação do PSA e do Federal. Mas a violência aumentaria. Pouco depois das 11 horas, um enorme contingente de gendarmeria estava em frente à cerca. A força responsável pela repressão que acabou com a vida de Santiago Maldonado na frente daqueles que lutam consistentemente para alcançar a justiça. A provocação imediatamente provocou o grito de "assassinos".

O governo tentou sacar da mecânica da negociação parlamentar mais do que esta pode dar. O custo político de votar a contra-reforma de aposentadoria abriu rachaduras dentro do coração do Interbloco Federal da Argentina, aquele que através do lobby dos governadores apareceu como o garante do quórum que qualificaria a sanção.

Quando o relógio atingiu as 14 horas da tarde, o Salão de los Pasos Perdidos testemunhou a contagem lenta e tortuosa necessária para alcançar o quórum. O debate subsequente foi bastante parecido com um jogo de futebol. A única diferença foi que todos os presentes incharam contra Cambiemos. Os apitos de Carrió e Massot tornaram-se constantes. A líder ARI só ganhou o aplauso quando propôs levantar a sessão.

O macrismo cruzou a sorte do Rubicão nacional: atacar os aposentados. A história recente refere-se a De la Rúa e Cavallo. Neoliberalismo em estado quimicamente puro. Ontem, mostrando continuidades na história nacional, um ex-ministro da Aliança liderou a repressão.

A lembrança da pilhagem contra pensionistas condenou a política macrista ao fracasso. O governo sabia desse valor. Por alguma coisa, em 2016, ele montou a chamada "reparação histórica" como uma cobertura para o branqueamento de capitais.

O que foi chamado de uma relação de forças foi expressado bruscamente na quinta-feira. O governo, quando permitiu transcender que imporia a norma pela DNU, levou sua política muito mais do que o permitido. A reação de Carrió e a CGT, atores centrais na estabilidade do atual ciclo político, tornam evidente.

A mobilização, limitada pela capitulação dos sindicatos, extraiu sua força, precisamente, do enorme repúdio social até o ponto. Lá estava sua gigantesca legitimidade política.

Lutar em todos os terrenos

"A sessão caiu. Já está. O regulamento diz meia hora. " Aquele que levanta a voz é Nicolás del Caño. Ele conta aos jornalistas que o rodeiam. São 14:30. Minutos depois ele entrará no local para continuar a luta para que se suspenda a sessão.

O deputado do PTS-FIT foi um dos protagonistas políticos da jornada. Aproximadamente as 14h seu nome estava no Trend Topics da rede social Twitter. O exército de trolls macristas chamaram-no de branco. Desde cedo o dirigente de esquerda havía denunciado tanto a regressiva reforma como a brutal militarização do Congresso. No parlamento e nas ruas foi uma das vozes que cantavam o rechaço à medida do governo.

Vertigem e crise

Se as imagens da repressão são reminiscentes de 2001, a resposta política do governo nacional não pode deixar de recordar a gestão da Aliança. Ontem, enquanto reprimido nas ruas, Marcos Peña ratificou a política seguida pelo partido no poder. Ele criticou o que ele chamou de "violento" e defendeu a reforma das pensões.

O Executivo mantém uma vontade política para avançar seus planos de ajuste. É ditada pelos limites que a economia impõe. Para os números pobres da economia local, acrescenta-se o fato de que, após a cúpula da OMC, não há mais nada para comemorar.

O dia desta quinta-feira varreu as construções discursivas que falavam da hegemonia de Cambiemos ou de um ciclo de "vinte anos" para Macri. A possibilidade de derrotar a tentativa de ajuste que a CEOcracia dominante quer impor foi exposta. As ruas já são uma cena daquela grande luta.

Na a meia-noite desta quinta-feira, quando terminamos esta nota, o único que pode ser afirmado com certeza é que novos dias de vertigem e crise política estão chegando. E de luta.

Tradução Douglas Silva
Fotos: Enfoque Rojo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias